Como a
gestão escolar pode contribuir eficazmente para a prática
participativa na escola?
Para
entendermos a gestão escolar, vamos definir o que é administrar,
segundo o dicionário:
“
Administrar é exercer mando, ter poder de decisão,
digerir, gerir.”
“
Administração é um conjunto de princípios, normas e
funções que tem por finalidade ordenar os
fatores
de produção e controlar sua produtividade e eficiência para se
obter determinado
resultado.
Vitor
Paro, em seu livro “Administração Escolar: Introdução Crítica”,
define o termo como a utilização
racional de recursos para a realização de fins
determinados.
Também
existem algumas escolas de administração, que desenvolveram algumas
concepções políticas e
formas
de organização e gestão. Estas escolas são:
a)
Escola clássica ou de administração científica
b)
Escola de relações humanas
-
Escola Behavioristad) Escola Estruturalista
Na
escola clássica ou de administração científica, segundo o
Professor Fernando Prestes Mota afirma que:
“...alguém será um bom administrador à medida que
planejar cuidadosamente seus passos, que organizar e
coordenar racionalmente as atividades de seus
subordinados e que souber comandar e controlar tais
atividades.”
Baseados
neste conceitos vistos, podemos afirmar que existem várias formas e
concepções de se
administrar uma instituição social. E a Escola não
deixa de ser também uma instituição social.
Segundo
Genuíno Bordignon e Regina Gracindo, entende-se por gestão da
educação o processo político-adminstrativo contextualizado, por
meio do qual a prática social da educação é organizada, orientada
e viabilizada.
Mais dois conceitos permeiam este
estudo sobre gestão. São eles: Gestão Educacional e Gestão da
Escola Pública. A gestão do sistema educacional implica ordenamento
normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por
meio de diretrizes comuns. “ A democratização dos sistemas de
ensino e da escola implica aprendizado e vivência do exercício de
participação e de tomada de decisão.” (Programa Nacional de
Fortalecimento dos conselhos escolares, vol 5)
Na
gestão da Escola Pública trata-se de uma maneira de organizar o
funcionamento da escola publica, quanto aos aspectos políticos,
administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e
pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações
e atos
e
conhecimentos e saberes, ideias e sonhos, num processo de aprender,
inventar,criar, dialogar, construir, transformar e ensinar.( Abádia
Educadores e Educandos: tempos históricos)
A
escola pública criada para ser espaço de formação dos
dirigentes da sociedade, tornou-se o local universal de formação de
homens e mulheres. A educação é entendida como processo de
criação, inovação e apropriação de cultura, historicamente
produzida pelo homem. Isto é: formar sujeitos participativos,
críticos e criativos. Logo é função da escola criar projetos
educativos numa perspectiva transformadora e inovadora, onde os
afazeres e práticas não estejam centrados nas questões
individuais, mas sim nas questões coletivas. Isso quer dizer que
para a escola avançar, é fundamental considerar os espaços de
formação de todos que trabalham, criam, brincam, sonham e estudam,
enfim, de todos aqueles que dela fazem parte.
Também é fundamental
não perdemos de vista que a escola é parte das relações sociais
mais amplas e que as possibilidades históricas de sua organização
passam pela sociedade política e civil, e nesse cenário, os
processos de mudança vivenciados pelo Estado são um dos indicadores
dos limites e das possibilidades da gestão escolar. (A administração
ou gestão da escola:concepções e escolas teóricas- Curso
Prófuncionário).
A
escola, enquanto organização social é parte constituinte e
constitutiva da sociedade na qual está inserida.
A
possibilidade da construção de práticas de gestão na escola,
voltadas para a transformação social com a participação cidadã,
reside nessa contradição em seu interior. Desse modo, a gestão
escolar é vista por alguns estudiosos como a mediação entre os
recurso humanos, materiais, financeiros e pedagógicos, existentes na
instituição escolar, e a busca dos seus objetivos, não mais o
simples ensino, mas a formação para a cidadania. A gestão
democrática, efetiva-se por meio da participação dos sujeitos
sociais envolvidos
com a
comunidade escolar, na elaboração e construção de seus projetos
como também nos processos de decisão. De escolhas coletivas e nas
vivências e aprendizagens de cidadania.