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sexta-feira, 4 de outubro de 2013

GESTÃO ESCOLAR


Como a gestão escolar pode contribuir eficazmente para a prática participativa na escola? 

Para entendermos a gestão escolar, vamos definir o que é administrar, segundo o dicionário:
Administrar é exercer mando, ter poder de decisão, digerir, gerir.”
Administração é um conjunto de princípios, normas e funções que tem por finalidade ordenar os
fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência para se obter determinado
resultado.
Vitor Paro, em seu livro “Administração Escolar: Introdução Crítica”, define o termo como a utilização
racional de recursos para a realização de fins determinados.
Também existem algumas escolas de administração, que desenvolveram algumas concepções políticas e
formas de organização e gestão. Estas escolas são:
a) Escola clássica ou de administração científica
b) Escola de relações humanas
  1. Escola Behaviorista
    d) Escola Estruturalista
Na escola clássica ou de administração científica, segundo o Professor Fernando Prestes Mota afirma que:
...alguém será um bom administrador à medida que planejar cuidadosamente seus passos, que organizar e
coordenar racionalmente as atividades de seus subordinados e que souber comandar e controlar tais
atividades.”

Baseados neste conceitos vistos, podemos afirmar que existem várias formas e concepções de se
administrar uma instituição social. E a Escola não deixa de ser também uma instituição social.
Segundo Genuíno Bordignon e Regina Gracindo, entende-se por gestão da educação o processo político-adminstrativo contextualizado, por meio do qual a prática social da educação é organizada, orientada e viabilizada. Mais dois conceitos permeiam este estudo sobre gestão. São eles: Gestão Educacional e Gestão da Escola Pública. A gestão do sistema educacional implica ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por meio de diretrizes comuns. “ A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomada de decisão.” (Programa Nacional de Fortalecimento dos conselhos escolares, vol 5)

Na gestão da Escola Pública trata-se de uma maneira de organizar o funcionamento da escola publica, quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos
e conhecimentos e saberes, ideias e sonhos, num processo de aprender, inventar,criar, dialogar, construir, transformar e ensinar.( Abádia Educadores e Educandos: tempos históricos)

A escola pública criada para ser espaço de formação dos dirigentes da sociedade, tornou-se o local universal de formação de homens e mulheres. A educação é entendida como processo de criação, inovação e apropriação de cultura, historicamente produzida pelo homem. Isto é: formar sujeitos participativos, críticos e criativos. Logo é função da escola criar projetos educativos numa perspectiva transformadora e inovadora, onde os afazeres e práticas não estejam centrados nas questões individuais, mas sim nas questões coletivas. Isso quer dizer que para a escola avançar, é fundamental considerar os espaços de formação de todos que trabalham, criam, brincam, sonham e estudam, enfim, de todos aqueles que dela fazem parte.

Também é fundamental não perdemos de vista que a escola é parte das relações sociais mais amplas e que as possibilidades históricas de sua organização passam pela sociedade política e civil, e nesse cenário, os processos de mudança vivenciados pelo Estado são um dos indicadores dos limites e das possibilidades da gestão escolar. (A administração ou gestão da escola:concepções e escolas teóricas- Curso Prófuncionário).
A escola, enquanto organização social é parte constituinte e constitutiva da sociedade na qual está inserida.

A possibilidade da construção de práticas de gestão na escola, voltadas para a transformação social com a participação cidadã, reside nessa contradição em seu interior. Desse modo, a gestão escolar é vista por alguns estudiosos como a mediação entre os recurso humanos, materiais, financeiros e pedagógicos, existentes na instituição escolar, e a busca dos seus objetivos, não mais o simples ensino, mas a formação para a cidadania. A gestão democrática, efetiva-se por meio da participação dos sujeitos sociais envolvidos
com a comunidade escolar, na elaboração e construção de seus projetos como também nos processos de decisão. De escolhas coletivas e nas vivências e aprendizagens de cidadania.