Bem Vindos

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

INCA lançaprojeto piloto do Curso EAD Saber Saúde no Paraná

INCA lança projeto piloto do Curso de EAD Saber Saúde no Paraná
Na próxima quinta-feira, 16 de agosto, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Instituto Nacionalde Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) lança projeto piloto do Curso de EAD Saber Saúde em Curitiba, no Paraná. O curso é resultado da parceria com as secretarias de Estado da Saúde e da Educação do Paraná e ocorrerá de setembro a novembro de 2012. A modalidade “Educação a Distância do Programa Saber Saúde” será futuramente estendida a outros estados, o que representa um grande impulso para o trabalho de prevenção do tabagismo e outros fatores de risco com professores e estudantes.

O curso estará disponível em plataforma online, apropriada para a tecnologia do ensino a distância e oferece 250 vagas para profissionais da rede estadual de ensino do Paraná. Seu programa aborda os fatores de risco para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis como consumo de tabaco, uso do álcool, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física, alimentação inadequada,sexo sem proteção e os fatores de proteção por alimentação saudável, prática de atividades físicas e sexo seguro. Inclui ainda a indicação de leituras, links de navegação e vídeos que orientam o autoestudo e a reflexão. Apósa conclusão das 60 horas, os participantes receberão certificado emitido pelo INCA.

O Saber Saúde é uma das ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, da Coordenação de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do INCA e tem como objetivo “formar cidadãos capazes de resistir às pressões sociais de forma consciente, que saibam preservar a saúde tendo em vista uma melhor qualidade de vida para todos”. É direcionado a escolas de ensino fundamental da rede pública ou privada e enfoca a prevenção de fatores de risco e de proteção para doenças e a promoção da saúde. Atualmente, é desenvolvido nos 27 estados brasileiros, desde 1998, e já chegou em 7.951 escolas capacitadas.