Bem Vindos

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FEIRA DO LIVRO EM CUIABÀ

          Cuiabá na rota da leitura


Cuiabá foi escolhida para integrar o circuito de incentivo à leitura de livros infantis, com um projeto que roda diversas cidades no Brasil. “Cuiabá tem uma história educacional muito forte e não poderia ficar fora desse projeto”, diz Luiz Aragão, sócio da Ponto Cultural, empresa que organiza e realiza o evento. 
  A Feira do Livro está montada na Praça de Eventos do Pantanal Shopping e segue até o dia 25 de outubro, com preços populares: os livros custam a partir de R$ 3. 
Pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Pró-Livro apontou o aumento da leitura entre jovens entre 11 e 13 anos, geralmente, com títulos sugeridos pela escola, incluindo os didáticos. 
Mas o acesso das crianças ao mundo dos livros ainda depende muito dos adultos e eles nem sempre incluem os livros infantis no seu roteiro de visitas às livrarias. Por esse motivo, o empresário paulistano Luiz Aragão resolveu criar um mundo encantado dos livros e levá-lo para perto das crianças, por meio de um projeto diferenciado e em locais de grande circulação, como os shoppings center. “É impossível passar pela Feira e não ser absorvido pelas cores e pela alegria dos personagens. 
Queremos encantar adultos e crianças e mostrar a importância de formar grandes leitores a partir do contato com o livro infantil”, explica Luiz Aragão. 
Mais informações ...

Ao todo, são mais de 100 títulos e 70 mil exemplares, voltados para crianças com idade entre zero e 10 anos, das mais diversas áreas. O ponto alto do projeto são os Bichos de Livro, quatro encantadores personagens criados pela Ponto Cultural para interagir com as crianças. Os Bichos surgem de forma lúdica, comendo livros, uma expressão normalmente utilizada por quem tem fome de leitura. Criados pelo ilustrador Dirceu Veiga, cada um tem uma personalidade diferente e as crianças, rapidamente, se identificam com um deles. Sabino é um monstrinho louco por livros, adora descobrir as palavras e seus significados e sempre consegue tirar as dúvidas dos outros amigos. Cecília ou Cissa adora cor-de-rosa e histórias de castelos e princesas. Apesar de ser a única menina da turma é meiga e corajosa. Já Horácio é grandalhão, adora o cheiro e as cores do livros.

Além da diversidade de livros, na Feira o público ainda encontra obras literárias infantis que não existem mais nas livrarias. “A principal vantagem é o custo, pois os preços começam a partir de R$ 3. Sem contar que é uma oportunidade única, uma vez que as pessoas ainda podem encontrar obras de difícil acesso no mercado, e com ótima qualidade”, explica a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Cíntia Tristão.

A Feira do Livro permanece no Pantanal Shopping até o dia 25 de outubro, na Praça de Eventos, em frente à loja Renner, e a entrada é gratuita.(com assessoria) 




http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=439153