Bem Vindos

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Segunda-feira (25) é o Dia Internacional da Criança Desaparecida



Estatística: 
São milhares de pessoas desaparecidas no Brasil entre adultos e crianças e que continuam desaparecendo todos os dias sem deixar o menor vestígio. Não há registro de números oficiais, sabemos que são muitos milhares, sendo que a maior pesquisa neste sentido foi realizada em 1999 com o apoio do Ministério da Justiça que apontou um número fantástico: mais de 200.000 pessoas desaparecem por ano no Brasil. Os dados não refletem a real situação porque sabemos que um número infinitamente maior sequer registra o caso na polícia ou por falta de conhecimento ou pelo temor que a grande parte das pessoas têm de entrar numa delegacia (isto é fato).

ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS DESAPARECIDAS DO BRASIL


► Além das buscas também é feito um trabalho de acompanhamento e apoio as famílias. Cada novo caso, chega à nós através do cadastro e fica  registrado no banco de dados. Os casos são acompanhados e quando alguém é localizado é emitida uma nota para cessar as buscas.

Uma das maiores dificuldades hoje, é o desconhecimento do assunto. Em se tratando das crianças, a conscientização é um pré requisito para que haja a prevenção, onde a responsabilidade do adulto, sejam os pais, os professores, os familiares ou amigos, são fundamentais para inibir a ação de bandidos, pedófilos e assassinos, cuja ação é sempre oportunista.

Ninguém pode prever quando isto vai acontecer...ninguém espera que isto aconteça em sua casa...ninguém está preparado!

O que fazer? A quem recorrer? O que diz a Lei? Quais as estatísticas? O por que de acontecerem tantos desaparecimentos de crianças? Por que acontecem tantos casos de pedofilia e assassinatos? O que é o tráfico de órgãos humanos e porque existe? Por que existe trabalho escravo infantil? Por que tantas crianças sofrem abusos sexuais? Quem são os principais abusadores sexuais de crianças? Por que as crianças são levadas para a prostituição? Por que as crianças fogem de suas casas? Por que as crianças sofrem tanta violência em casa pelos próprios pais?
São muitas as perguntas e poucos sabem todas as respostas mas uma coisa é certa, tudo isto motiva e gera o desaparecimento de crianças.


A sociedade num todo é responsável e somente uma conscientização plena e uma ação conjunta poderá diminuir o alto índice de desaparecimentos que ocorrem diariamente em todo o nosso território nacional e atravessa fronteiras.

Por isso o conhecimento e a prevenção, são tão importantes. Por isso o trabalho dos voluntários é tão importante, pois é possível prevenir estes acontecimentos esclarecendo as pessoas e ensinando-lhes os conceitos básicos de cuidados junto às crianças.