Bem Vindos

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FEIRA DO LIVRO DE JOINVILE

— Não há varinha de condão ou língua do Espírito Santo que nos torne leitores. A leitura é uma conquista histórico-cultural que as pessoas precisam aprender para conseguir executar. Se a gente quiser que vá além da alfabetização, é preciso que haja prazer no ato.

Nas palavras da escritora mineira Maria Antonieta Cunha, curadora da 11ª Feira do Livro de Joinville, lançada nesta segunda-feira, na Acij, um resumo do tema da próxima edição _ O Prazer da Leitura _, que ocorre de 4 a 14 de abril do próximo ano.


O Prêmio Joinville de Literatura, focado na produção de textos, será estadual. Ele se divide em conto, crônica e poesia para adultos, e conto, poesia, teatro e novela para o público infantojuvenil.



Outro concurso envolve a produção de projetos escolares a partir da leitura densa, intensa e significativa de livros. Ele se divide em quatro modalidades (da 1ª a 4ª série do ensino fundamental; da 5ª a 9ª série; ensino médio; e universidade) e premia tanto estudantes envolvidos quanto professores.

— Temos a preocupação de já apresentar o projeto às escolas para que, de agora em diante, os professores pensem em levar os autores para a sala de aula, criando um vínculo entre o aprendizado diário e a feira — conta a curadora.

Confira quem são os 19 autores da Mostra Literária

Ana Maria Machado - Presidente da Academia Brasileira de Letras. Mais de 40 anos dedicados à literatura, com mais de 100 livros publicados no Brasil e em outros 18 países, somando cerca de 20 milhões de exemplares vendidos.

Pedro Bandeira - Escritor de livros infantojuvenis mais vendidos no Brasil. Mais de 80 títulos publicados e vencedor de diversos prêmios na área da literatura, dentre os quais o Prêmio Jabuti concedido pela Câmara Brasileira do Livro em 1986, e a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas da cidade de Santos, em 2013. Destacou-se com a obra A Droga da Obediência, entre outras.

Elisa Lucinda - Poeta, atriz, jornalista, cantora, fundadora da Casa-Poema, instituição sócio-educativa. Além de conhecida por seus inúmeros espetáculos e recitais em empresas, teatros e escolas de todo o Brasil, Lucinda conquistou reconhecimento por sua atuação na teledramaturgia, em trabalhos como as novela Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida, Insensato Coração e Aquele Beijo, entre outras produções.

Maria José Garcia Sottomayor Rosa da Silva - Escritora portuguesa, especialista em literatura infantojuvenil, autora de artigos e críticas publicadas em jornais e revistas portuguesas e em outros países sobre literatura para crianças e jovens. Há 19 anos, é membro do comitê internacional da Bienal de Bratislava, capital da Eslováquia.

Stella Maris Rezende - Mestre em literatura brasileira, escritora e atriz. Tem dezenas de livros publicados entre romances, crônicas, contos e poemas para o público adulto e infantojuvenil. Recebeu prêmios importantes como o Prêmio Nacional de Literatura João de Barro em 1986, 2011 e 2008; Bienal Nestlé 1988; os 100 Melhores Livros do Século XX/PNBE/MEC; Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2007; Literatura Para Todos, categoria contos/MEC 2008; Jabuti 2011 - Melhor Livro Juvenil e Jabuti 2012 - O livro do ano de ficção.

José Roberto Torero - Escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista de esportes. É autor de diversos livros como Ochalaça, vencedor do Prêmio Jabuti 1995.

Vera Maria Tietzmann - Professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, possui diversas publicações críticas nas quais se incluem ensaios e
organização de antologias, seletas e obras coletivas de crítica literária, além de obras de referência específicas sobre literatura infantil. Pela Editora RHJ, publicou Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor.

Carlos Augusto Novais - Filósofo, mestre e doutor em Letras, professor e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ronaldo C. Britto - Dramaturgo e escritor de livros e contos, desenvolveu pesquisas e escreveu diversos textos sobre a literatura oral e brinquedos de tradução popular.

Lucília Garcez - Doutora em Linguística Aplicada e mestre em Literatura. Foi professora de Letras da UnB e estagiou na Universidade de Lisboa. Autora da obra Técnica de Redação (Martins Fontes, 2001) e recebeu os prêmios UnB 30 anos - Obra de arte e literatura, em 1992; e a menção honrosa e publicação no Concurso Nacional: Revelação Feminina do Prêmio Cora Coralina de Contos (1986), promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Caio Ritter - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e licenciado em Letras/Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras; mestre e doutor em literatura brasileira pela UFRS.

Ligia Cademartori - Crítica literária, defendeu tese de doutorado sobre imagem poética e poesia. Já integrou comissões de jurados de prêmios literários como o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, mais importante distinção da literatura nacional.

Ricardo Azevedo - Escritor e ilustrador, autor de mais de 80 livros para crianças e jovens, muitos deles premiados. Mestre em Letras, tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México e Holanda.

Joel Rufino - Historiador, professor e escritor, é um dos nomes de referência sobre cultura africana no Brasil. Doutor em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde lecionou literatura, tem como escritor extensa obra literária publicada, incluindo livros infantis, didáticos, paradidáticos e de outros gêneros. Trabalhou como colaborador nas minisséries Abolição, de Walter Avancini – produção da Rede Globo de 22 a 25 de novembro de 1988 –, e República, de 14 a 17 de novembro de 1989. Conquistou diversas vezes o Prêmio Jabuti de Literatura.

Leo Cunha - Escritor, tradutor e jornalista. Publicou mais de 40 livros infantis e juvenis, livros de crônicas e diversas traduções. Recebeu alguns dos principais prêmios brasileiros voltados para a literatura infantil, como Prêmio Nestlé, Jabuti, João de Barro, Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, Concurso de Histórias Infantis do Paraná, entre outras distinções. Diversos livros de sua autoria receberam o selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Como professor de jornalismo, foi um dos vencedores do projeto Rumos Itaú Cultural na categoria jornalismo cultural, em 2009. É membro fundador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, ocupando anteriormente o cargo de secretário-geral. É membro do Coletivo 21, grupo de escritores mineiros.

Florentino Alves de Freitas (Tino Freitas) - Jornalista, músico, produtor cultural, escritor de livros infantis, é também mediador de leitura do projeto Roedores de Livros que, desde 2006, desperta o prazer em ler junto às crianças no entorno de Brasília (DF). Possui 3 livros publicados: Brasília de A a Z, Controle Remoto e Cadê o Juízo do Menino? – este último selecionado como um dos 30 melhores livros infantis do ano pela revista Crescer em 2010.

Francisco Marques Rocha (Chico Bonecos) - Professor e 'desenrolador de brincadeiras', como ele próprio se define. Poeta e arte-educador, dedica-se ao resgate de brinquedos e brincadeiras antigas e de memórias narradas ou, como ele diz, 'brinquedos invisíveis'. É autor de Galeio, antologia poética para crianças e adultos, obra que recebeu em 2005 o prêmio de melhor livro de poesia da Fundação Nacional do Livro Infantil.

José Paulo Teixeira - Sociólogo, colaborador do projeto Rede Cidades e autor de Escritos Militantes (1996) e de Os Donos da Cidade (Editora Insular, 1996).

Luiz Fernando Emediato - Jornalista, escritor e editor com diversos livros premiados. Ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo. Autor de obras como A Grande Ilusão, Eu Vi Mamãe Nascer, Geração Abandonada, O Outro Lado do Paraíso, Travessia do Paraíso e Um Projeto Para o Brasil, entre outros.

 MAis Informações em:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/10/feira-do-livro-de-joinville-tera-concursos-literarios-e-autores-de-todo-o-pais-4315574.html