Bem Vindos

sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

     DIA 22 DE MARÇO
                         DIA MUNDIAL DA ÁGUA   


Em 22 de março de 1992 a ONU declara esta data como Dia Mundial da Água.
A data foi criada para concientizar a população mundial da necessidade do consumo consciente deste bem da humanidade. 
70% do planeta Terra é constituído de água, cerca de 2/3 da superfície terrestre é coberto de água, mas apenas 0,007% é própria para consumo humano e uso em processos industriais, o restante  97% é água salgada ou são inacessíveis por se encontrarem em geleiras e fontes subterrâneas.
 Gostaria de chamar a atenção para todos que estão lendo este artigo, que se conscientizem da necessidade urgente de economizar água potável.

DESPERDÍCIO DE ÁGUA
O grande desperdício de água é visível em nosso dia a dia, apesar de diversas campanhas, ainda existe nos dias atuais quem não se importe com  o gasto excessivo deste bem natural. Nos finais de semana, carros e calçadas lavadas com mangueiras de alta pressão, banhos, barbas, e escovação de dentes, com torneiras escancaradas sem o menor pudor. Quando é que vamos entender que a água está acabando e não esta se renovando, que atitudes tomamos para mudar isso, e não vermos as próximas gerações morrendo de sede, implorando por água. Nossa que exagero!  Sera?

ATITUDES PARA ECONOMIZAR ÁGUA

 Quantas atitudes simples poderíamos tomar para mudar este fato tão real e concreto? Custa muito desligar a torneira enquanto escovamos os dentes? Desligar o chuveiro enquanto nos ensaboamos, ou lavamos os cabelos, termos um banho mais rápido,desligar a torneira para lavarmos a louça,  não deixar goteiras nas torneiras, usar a água da lavagem de roupas para lavar calçadas, canis , até mesmo regar plantas. A água da chuva também pode ser usada para diversos fins.
 Uma das coisas que poderia mudar esta paisagem do gasto de água, seria se o governo mudasse a cobrança da taxa . Não deveria ter este mínimo de 10 metros, deveria pagar pelo que gasta. Eu já ouvi muita gente dizer :- Eu gasto mesmo, vou ter que pagar pelos 10 metros, então pra que economizar? Agora se o cidadão tiver que pagar por um litro de água, com certeza economizaria. Então vamos mudar nossos hábitos, pois a água é essencial a vida.
 No Nordeste a quantidade de água que eles tem para passar o dia inteiro, e o que nós gastamos num banho. Você    conseguiria passar assim? Pois eles tem que passar. Daí você vê as mangueiras jorrando água a vontade, tem gente que lava o asfalto na frente de casa, pode? Está na hora de mudar , você não acha?

 ENSINE AS CRIANÇAS A ECONOMIZAR

Ensine as crianças a ter o hábito de economizar água desde pequenas, para termos adultos mais ecologicamente corretos.
Autora: Marilise