Bem Vindos

quarta-feira, 15 de julho de 2015

NOTÍCIAS LITERÁRIAS.

Feira de livros terá literatura indígena entre as atrações de 2015, em Manaus



Manaus - Mais de 15 autores em uma ampla programação cultural, que inclui música, teatro e, principalmente, literatura. É o que reserva a 28ª edição da Feira de Livros do Sesc Amazonas, em outubro, cujo foco também engloba uma maior atenção a autores indígenas.
“Yaguare Yamã e Eli Macuxi são os grandes convidados para esta edição. Acredito que a inclusão deles no ‘Café Literário’ (uma das atrações da feira) é uma forma de reconhecer o trabalho que eles vêm desenvolvendo nos últimos tempos”, diz o escritor Tenório Telles, responsável pela curadoria do evento. “É uma forma de prestigiar a luta diária deles enquanto autores que tentam divulgar sua etnia por meio da escrita”, afirmou. 
Segundo Telles, o tema escolhido foi ‘Histórias, Conversas e Rimas’, uma homenagem à poeta manauara Violeta Branca. “Dando início à programação, teremos o autor Marcos Frederico Krüger ministrando a palestra ‘Memória e Poesia em Violeta Branca’, durante a abertura da feira”, adiantou.
Na análise do curador, a feira, criada com o intuito de dinamizar o cenário literário da cidade, deve fomentar o mercado editorial amazonense e proporcionar o intercâmbio de informações com escritores. E, entre os nomes confirmados para esta edição, estão Márcio Souza, Elson Farias, Thiago de Mello, Zemaria Pinto, Leyla Leong, Renan Freitas Pinto, Sérgio Freire, Ivânia Vieira e Wilson Nogueira, entre outros.


Agualusa, Thalita Rebouças, Augusto Cury e Mary Del Priore em nova feira no Recife
Com o tema O livro do futuro, o futuro do livro, a Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) levará mais de 200 editoras ao Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. Ao todo, o público contará com 120 estandes no evento, que celebra os 100 anos da Imprensa Oficial do Estado e homenageia os pernambucanos Lourival Batista e Evaldo Cabral de Mello.

Iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), em parceria com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), a feira terá como base a discussão sobre a relação entre tecnologia e literatura.

A programação contará com a participação de nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Entre os confirmados, o angolano José Eduardo Agualusa, Thalita Rebouças, Augusto Cury, Marcelino Freire, Mary Del Priore, Gerson Camarotti, José Castello e o diretor do blog PublishNews, Carlo Carrenho. Quem passar pelo Cecon durante a iniciativa, poderá aproveitar uma oficina literária gratuita com o escritor Raimundo Carrero.

Festival Literário de Araxá reúne escritores nacionais e internacionais

Escritores e leitores ficarão mais próximos entre os dias 26 e 30 de agosto em Araxá, no Alto Paranaíba. O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) leva à cidade renomados escritores, que irão apresentar o que há de mais recente nas Letras e os desafios no processo de construção da literatura para crianças, jovens e adultos.
A programação traz também outras formas de linguagem, como o teatro, a música, a fotografia e o cinema. Toda a programação é gratuita e as principais atividades ocorrem na Fundação Cultural Calmon Barreto.


A abertura oficial do evento acontece no dia 26 de agosto, quarta-feira, às 19h, com um “Cortejo Literário”, unindo os tambores do multi-instrumentista Maurício Tizumba e músicos de Araxá. O cortejo sai da Capela São Sebastião e vai até a Fundação Cultural Calmon Barreto. “A ideia é que a população possa participar desse cortejo, onde o Festival pede licença e convida para a grande festa da literatura”, explicou a curador do evento Afonso Borges.
A programação do festival inclui escritores de literatura internacional, contemporânea, infantil, infanto-juvenil, exposição de fotos de Daniel Mordzinski e resultado do concurso de redação.