Bem Vindos

segunda-feira, 1 de julho de 2013

RESUMO DO CONTO "A CARTOMANTE"! MACHADO DE ASSIS

 TÍTULO  :     A Cartomante
 AUTOR :        Machado de Assis
 EDITORA:      Sivadi  Editorial

           A CARTOMANTE

O livro conta a história de três amigos Vilela, Camilo e Rita. 
 Os dois amigos eram amigos de infância Vilela segui a carreira de magistrado. 
Camilo entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai que queria que fosse médico., mas o pai morreu e Camilo preferiu ser nada, mas a mãe lhe arranjou um emprego público.

 Um dia Vilela volta casado e Camilo lhe arruma uma casa. Camilo, dentro de seu ser acha a mulher do amigo muito interessante. 
Ela um pouco mais velha que os dois amigos. Uniram-se os três. Convivência trouxe intimidade. Pouco depois morreu a mãe de Camilo e o casal mostra-se muito amigável com Camilo. 
A partir daí Rita e Camilo se envolvem mais do que amigos. Liam os mesmos livros, jogavam dama, xadrez. 
Cada vez se envolvem mais.
Camilo tenta fugir mas não consegue mais. Um dia porém Camilo recebe uma carta anônima, que lhe chamava de imoral e pérfido , e dizia que a aventura era sabida de todos.
Camilo teve medo, e, para desviar as suspeitas, começou a rarear as visitas à casa de Vilela. 
Ele notou a ausência do amigo e Camilo lhe disse que era uma paixão que ele tinha e que lhe roubava o tempo. As visitas cessaram. 
Rita desconfiada e medrosa, correu à cartomante para consultá-la sobre a verdadeira causa do procedimento de Camilo, a cartomante disse que estava tudo bem.
Camilo recebeu mais algumas cartas e teve medo que o autor delas fosse contar ao seu amigo a traição. 
Mas um dia Vilela começou a mostrar-se distante, sombrio, falando pouco. 
Rita avisa o amante e diz que seria melhor ele voltar a frequentar a casa, mas  Camilo acha que não é conveniente depois de tanto tempo aparecer.
 No dia seguinte Camilo recebe um bilhete do amigo, pedindo que vá a seu encontro na casa o mais urgente possível.  Ficou apavorado, pensando de tudo, se ia ou não, o que será que ele queria falar com ele e tantos pensamentos mais. Mas tomou coragem e foi.
 Tentou falar com Rita antes, para ver se ela sabia o motivo do chamado, ma não teve resposta dela. 
Resolver ir. No  caminho um acidente com uma carroça interrompe sua ida. Por coincidência ele para em frente a casa da cartomante. 
Reluta, mas acaba indo se consultar com ela. 
Ela tira as cartas para ele, e diz que está tudo bem, que não vai acontecer nada, que o romance dos dois é seguro, etc... Ele paga a consulta e vai para a casa do amigo mais confiante e feliz. 
Deve ser sobre negócios o assunto importante.

Quando chega a casa de Vilela , ele entra e o amigo o chama para uma sala, quando abre a porta ele grita de terror: ao fundo estava Rita morta e ensanguentada. 
Vilela pegou-o pela gola, e com dois tiros , estirou-o morto no chão.


Espero que tenham gostado e deixem um comentário.