Bem Vindos

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fábulas Populares- Fábula Norueguesa

   
      

 Fábula Noreueguesa -                   Que o diabo o carregue



 

Certa vez numa vila havia um homem que todos odiavam, por ser ele o oficial de justiça, muito bravo  e severo. Ele não hesitava em tirar dos camponeses suas propriedades, seus aluguéis, impostos e taxas. Uma manhã ao sair para trabalhar deu de cara com o diabo na porta da sua casa.
" O que você quer?" perguntou o oficial.
"Vim busca-lo" respondeu o diabo.
"Logo eu, entre tantas pessoas?"
" Toda hora ouço alguém dizer" ' que o diabo carregue aquele oficial de justiça'.
"Então aqui estou, vamos embora".
Ora disse o oficial , nem sempre as pessoas dizem a verdade não é mesmo?
"Então o Sr. poderia me dar uma oportunidade e me deixar ir embora desta vez".
"Farei um trato com você.
Vamos dar uma volta, a primeira pessoa que encontrarmos e pedir que o diabo  leve alguém, vou levar este alguém e deixar você livre. Mas tem que ser do fundo do coração! Combinado?
" Combinado".
Os dois partiram. Logo chegaram a um pequeno chalé onde uma senhora ordenhava  uma vaca. Ela parecia feliz pois o balde está cheio de leite.
"Bom dia eles disseram"
" Ela se distraiu com eles e não viu um porco que se aproximou  e colocou o focinho dentro do balde. A mulher deu um chute no animal e disse " que o diabo o carregue".
Pronto disse o oficial, pode levar o porco.
Não , ela não disse de coração, e o porco é o sustento dela, não vou levar o porco.
Continuaram andando e encontraram outro chalé onde uma mãe espancava o filho.
Você não me obedece, é malcriado, e continuava a bater, aí ela disse " que o diabo o carregue". O oficial disse ao diabo" , pode levar o garoto, mas o diabo disse" uma mãe nunca diz isso de coração ela não fala sério. E os dois continuaram a anda, andaram muito até encontrarem um camponês. ele conhecia muito bem o oficial de justiça, e ele também conhecia o camponês.
"Bom dia", disse o oficial
"Bom dia?" Como pode me cumprimentar você arruinou minha vida, me tirou tudo o que eu tinha, minha casa, minha roça, minha criação. Que o diabo o carregue vivo.
Isso sim é sinceridade, disse o diabo.
E carregou o oficial para as profundezas do inferno.
Livro :A maravilhosa semente de Pera e outra fábulas populares de todo o mundo
Editora : Edições Dubolsinho
Autor : Jelin, Israel

Postado por :    Marilise


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário