Bem Vindos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Livro O Barba Azul - Resumo

O Barba Azul
Coleção Conta Pra Mim
Charles Perrault
Editora Rideel

Era uma vez um homem muito rico, que tinha uma barba azul, por isso todos o chamavam de o Barba Azul. Ao lado de seu palácio morava uma senhora com suas filhas: Angela e Eugênia. 

Certo dia o barba azul pediu a mão das moças em casamento, mas nenhuma das duas aceitou, por medo, sabiam que ele fora casado outras vezes e que cada esposa havia sumido misteriosamente. Para agradar às irmãs e à mãe delas, ele ofereceu uma temporada de férias em um de seus palácios no campo. Elas adoraram e Eugênia se convenceu a casar com o barba azul. Casara-se e em pouco tempo, ele informou à Eugenia que teria que fazer um viagem de negócios, e lhe disse:
 - Estas são as chaves do palácio e dos meus tesouros, você pode fazer o que quiser, mas não use esta chave menor, que abre o quarto do final do corredor. Se usá-la vai se arrepender amargamente. Ela prometeu que não usaria a chave e o barba azul partiu. 

Mas não resistiu a curiosidade e abriu a porta do quarto proibido. Mal abriu a porta e viu uma cena horrível: havia manchas de sangue no chão e, nas paredes, havia vários corpos... eram as antigas esposas do barba azul. Ela se apavorou e deixou a chave cair sobre o sangue. Desesperada, apanhou a chave fechou a porta e correu dali. Não consegui limpar direito a chave manchada de sangue. Ao voltar o barba azul deu falta da chave menor e perguntou a Eugênia que lhe devolveu, ele quis saber porque estava manchada de sangue e  ele viu que ela tinha  descoberto seu segredo e ele lhe disse que ela teria o mesmo destino das outras que desobedeceram. 

Ela pediu um tempo para fazer suas orações , e ele lhe deu quinze minutos. Ela corre para seu quarto cujas janelas davam para a casa da mãe. Vendo a irmã no quintal pediu ajuda. Rapidamente, sua irmã pediu ajuda para alguns soldados que cavalgavam naquela direção. O tempo dado por barba azul se esgotou e ele chamou a mulher, quando ela estava quase dominada os soldados arrombaram o castelo, barba azul tentou fugir mas e correu mas tropeçou numa pedra bateu a cabeça e morreu. Com sua morte Eugênia era sua única herdeira e ficou muito rica. Anos depois ela conheceu um jovem muito honesto e de bom coração e se casou e viveu muito feliz.


Gostou?
Deixe um comentário