Bem Vindos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Resumo do Livro Teimando em Sonhar - Eduardo Amos

Teimando Em Sonhar                                            Teimando em Sonhar

Editora Moderna
Coleção Girassol
Autor Eduardo Amos


Este livro é um encanto da literatura infanto juvenil.
Conta a história de uma menina chamada Xexéu, que tinha um sonho de morar num lindo castelo de pedras, e se passa na praia de Jericoacoara, no Ceará, também chamada de Serrote,  lugar de muitas praias , dunas e pescadores. Resultado de imagem para capa do livro teimando  em sonhar
Xexéu tem um irmão chamado pelado, pois só anda pelado, um avô, chamado seu Zé Diogo. É uma menina alegre que gosta muito de brincar sózinha na  ponta da praia, desenhando na areia e construindo castelos de pedrinhas. 
Um dia acordou muito alegre e foi construir seu castelo muito bonito. A noite chegou e trouxe o vento que soprou bem forte e na manhã seguinte Xexéu percebeu que ele ( o vento) , tinha coberto seu castelinho com areia, formando uma pequena duna. Mas ela continou dia a dia construindo seus castelos e o vento cobrindo com areia. 
Até que ela tinha que praticamente subir uma montanha para levar as pedrinhas para construir outro castelo. Xexéu ficou muito brava com o vento e tiveram uma discussão muito feia. 
Naquele dia o vento deu uma trégua, mas quando chegou a madrugada parecia que o mundo iria acabar, de tanta força que ele  veio, chegando até arrancar galhos de palmeiras. 
Quando o dia amanheceu Xexéu não quis nem ir até a duna, pois sabia que o vento tinha coberto de novo seu castelo. de repente as crianças da vila vieram correndo, chamando pela Xexéu e apontando para a ponta da praia, onde ficava a duna de areia onde construia seus castelos. 
Foi correndo para lá e não acreditou no que viu. O vento que soprara a noite foi tão forte, que retirou toda a areia daquela duna e mostrou um maravilhoso castelo de pedras, enorme, ninguém entendia como aquele castelo apareceu da noite para o dia, mas a explicação  é que foi a própria Xexéu que o construiu no dia a dia, um em cima do outro e o vento só fez descobri-lo. 
É uma linda história que eu recomendo a todos lerem.

Editora Moderna
Coleção Girassol
Autor Eduardo Amos