Bem Vindos

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Livro Fábulas populares

                                        Fábula Judaica -  A noiva





   Yakow Ytzchak era casado  a muitos anos, mas não tinha filhos. Sua mulher era muito triste por causa disto. Um dia ela lhe disse: " Marido vá até    o rabino e peça-lhe um conselho. Diga-lhe que sem filhos minha vida não tem sentido". O marido foiu a sinagoga falar com o rabino ele o ouviu e disse: " Sei como vocês se sentem e também sei o que fazer a respeito. Você está disposto a gastar todo o seu dinheiro?"
"Estou" respondeu o marido. Muito bem, então, disse o rabino. Ouça-me. O se problema é que muitos anos atrás seus pais prometeram que você se casaria com uma moça chamada Ester Shufra. Mas você rompeu o noivado sem sua permissão. Ela tem de perdoá-lo, pois, se ela não o fizer, você jamais será pai.
  Yakov ficou em silêncio tentando lembrar-se de algo. "Essa mulher agora mora em Lublin. Vá até lá e procure-a", disse o rabino.
  E ele partiu na esperança de achá-la. Semanas se passaram e nem sinal dela.

  Uma tarde, Yakov estava andando na rua, quando começou a chover. Procurando abrigo, ele parou debaixo do beral do telhado de uma casa. quando olhou para trás, viu uma mulher vestida muito simples atrás dele. Ele se afastou um pouco e ela riu e disse; " Você fugiu de mim quando era jovem, e ainda está tentando escapar."
  Yakov mal podia acreditar no que ouviu. " Minha senhora", a senhora é Esther Shufra?"
"Sim sou eu."
"Ouça Esther, gostaria de pedir perdão pelo que fiz, o que devo fazer para ser perdoado?" Não preciso de nada de você, Yakov. Mas tenho um irmão que mora em Grodno, perto da fronteira, ele é paupérrimo. Vá até lá e dê-lhe mil rublos, e que Deus lhe dê muitos filhos como recompensa.
  Assim que ela disse isso foi para a chuva e desapareceu. Ele então viajou  para Grodno e logo encontrou a humilde casa onde o irmão de Esther Shupa morava. Ele bateu à porta. Um homem de expressão triste atendeu.
" O senhor é Simon Shufra?"
"Sim sou eu. Por quê?"
Gostaria de ajudá-lo, sei que está passando por uma situação difícil.
"Seria muito bom, minha filha está noiva e eu tenho que pagar o dote ao noivo e não tenho dinheiro. Eu lhe prometi quinhentos rublos, e não tenho nada. E se eu não arrumar o dinheiro ele desiste do casamento. Não se preocupe, eu lhe darei o dinheiro. "Por quê?, ele quis saber.
"A sua irmã quer que eu lhe ajude".
" A minha irmã?" ele falou. E onde o senhor a encontrou?
"Ontem em Lublin, Yakov disse.
O senhor deve estar enganado, minha irmã morreu há quatorze anos.
"Juro por Deus que falei com ela ontem".
Impossível. Venha comigo eu lhe mostrarei o túmulo dela.
No caminho do cemitério, Yakov descreveu Esther para Simon. " Sim é minha irmã, "O céu o enviou para que o senhor se redimisse de seu pecado e me ajudasse na minha necessidade.
"Simon Shufra, aqui está o seu dinheiro. Mil rublos. Aceite-o de coração, pois a sua boa sorte é a vontade de sua irmã" Ele voltou a sua cidade e foi procurar o rabino e lhe contou o que aconteceu.
"Deus ouviu suas preces, suas preocupações se acabaram, agora voc terá muitos filhos. E assim foi.

Livro : A maravilhosa semente de pera e outras fábulas de todo o mundo
Autor : Israel Jelin
Editora : Edições Dubolsinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário